Uma ideia que vem de onde menos se espera
English version, scroll down
O que é que as pinturas e desenhos da série "Fleeting induction" têm a ver com edifícios em ruínas? Do ponto de vista formal muito pouco. Do ponto de vista do impacto da experiência, muito. A razão principal é porque a energia que provoca a decadência é a mesma que alimenta a evolução de tudo o que nos rodeia, plantas e animais, a terra, a água e o ar, tudo está impregnado dessa energia e tudo está em transformação, "Fleeting induction" tem a ver com essa energia e com essa mudança.
Edifícios em ruínas exercem sobre mim um grande fascínio. Não me refiro a construções que se encontram nas cidades com alguns problemas de decadência por falta de manutenção, refiro-me àquelas construções perdidas nas matas ou em lugares remotos, longe de tudo, testemunhas de que alguém se deu ao trabalho de erguer aquelas paredes num lugar improvável, contra todas , talvez por pensar que ali era um bom lugar para viver. Com o tempo as situações podem mudar radicalmente, ou porque acontecem imprevistos ou porque a pessoa responsável por cuidar do lugar morre, então acontece que essas construções abandonadas no meio do nada, degradam-se rápidamente porque tudo o que está à sua volta é hostil.
Tenho encontrado
lugares assim aqui e ali, testemunhos de um passado que ruiu, vestígios que vão
sofrendo uma lenta mas inexorável transformação. O que me fascina mais nessas
ruínas é o processo de transformação em que a natureza a tomar conta de tudo, a
refazer o cenário e a reverter o esforço humano num estado quase indiferenciado
da envolvente. Essas ruínas são um símbolo da energia que fliu na natureza, da
tendência de reformular equilíbrios numa equação que funciona a longo prazo,
nada que se possa controlar. Estando no interior de uma ruína a olhar a
decadência das paredes e das estruturas edificadas, com a sua magnifíca pátina,
é como ter perante os nossos olhos o gesto de uma força universal que tudo
atravessa e tudo molda, é a imagem concreta do poder tranformador da natureza,
a energia a fluir pela paisagem.
Há uma pátina e uma lenta deterioração impressas nestas superfícies antigas, que fazem lembrar pinturas antigas com motivos que se desbotaram há muito tempo. O que resta é o registo do tempo, o movimento de duas coisas que evoluem em sentidos opostos: o edifício que se desintegra e as árvores que se fortalecem, esmagando com o seu abraço o que restava da antiga construção. Durante o tempo que ali permaneci, na esperança de que a luz me ajudasse com as minhas fotos, senti que a situação me era familiar. Aí, os elementos naturais estavam em movimento, as plantas, a água dos rios, até mesmo a terra e as rochas, transformavam-se muito lentamente em algo diferente, que eventualmente, daqui a muito tempo, já não teria a mesma forma nem estaria no mesmo lugar. Foi revelador para mim sentir esta energia em ação, a força que torna a natureza resiliente e eficaz.
O tempo em que esta energia atua é incomensurável, estende-se por uma eternidade, e isso é algo com que uma civilização não consegue lidar, algo que está para além das nossas possibilidades. Ao observar uma ruína numa floresta, que é um pormenor insignificante da paisagem, julguei ver um símbolo de algo muito maior, gigantesco, a unidade de tudo o que nos rodeia, e isso leva a uma modéstia necessária, uma qualidade necessária à sobrevivência numa natureza que não existe para nos fazer favores. Subestimamos a força desta natureza. Se pensamos que podemos mudar significativamente o curso das coisas, estamos muito enganados, somos impotentes para mudar o que vai acontecer a longo prazo; eventualmente, seremos vítimas da antagonização dos equilíbrios naturais. A minha reflexão "in loco" explorou a antiga relação de equilíbrio entre o homem e a natureza. A transformação da paisagem ao longo do tempo colocou esta relação em perspetiva. Talvez, em certa medida, as obras em "Indução Fugaz" surjam como um eco da mensagem subtil da natureza a comunicar connosco e a dizer – Cuidado com o que fazes – uma mensagem que é claramente evidente na capacidade da natureza de se regenerar, de ser imparável na direção que segue, na força do plano mestre e no longo prazo que tem para o executar.
English version
How do the drawings & paintings in the "Fleeting induction" series relate to ruined buildings? From a formal point of view, very little. From the point of view of the impact of the experience, a lot. The main reason is because the energy that causes decay is the same that fuels the evolution of everything around us, plants and animals, the earth, water and air, everything is impregnated with this energy and everything is in transformation, "Fleeting induction" has to do with this energy and with this change.
Ruined buildings hold a great fascination for me. I'm not referring to buildings in cities with some problems of decay due to lack of maintenance, I'm referring to those buildings lost in the woods or in remote places, far from everything, witnesses that someone took the trouble to build those walls in an unlikely place, against all odds, perhaps because they thought it was a good place to live. Over time, situations can change radically, either because unforeseen events occur or because the person responsible for taking care of the place dies, so it happens that these abandoned buildings in the middle of nowhere, deteriorate quickly because everything around them is hostile.
There is a patina and a slow decay imprinted on these old surfaces that are like old paintings with motifs that have faded long time ago, what remains is the record of time, the movement of two things that evolve in opposite directions, the building that is crumbling and the trees that are growing stronger, crushing with their embrace what was left of the old construction. During the time I stayed there, hoping that the light would help me with my photos, I felt that the situation was familiar to me. There , the natural elements were in motion, the plants, the water in the rivers, even the earth and rocks, were very slowly transforming into something different, which eventually, a long time from now, would no longer have the same shape nor be in the same place. It was revealing to me to feel this energy at work, the force that makes nature resilient and effective.
The time in which this energy works is immeasurable, it extends for an eternity and this is something that a civilization cannot deal with, something that is beyond our means. When observing a ruin in a forest, which is an insignificant detail of the landscape, I thought I saw a symbol of something much greater, gigantic, the unity of everything that surrounds us and this leads to a necessary modesty, a quality necessary for survival in a nature that does not exist to do us any favors. We have underestimated the strength of this nature. If we think that we can significantly change the course of things, we are very wrong, we are powerless to change what will happen in the long term, eventually we will be the victims of antagonizing the natural balances. My “in loco” reflection explored the old relationship of balance between man and nature. The transformation of the landscape over time has put this relationship into perspective. Perhaps, to a certain extent, the works in “Fleeting Induction” emerge as an echo of nature’s subtle message communicating with us and saying – Be careful what you do – a message that is clearly evident in nature’s ability to regenerate itself, to be unstoppable in the direction it follows, in the strength of the master plan and the long term it has to execute it.
